Comissão técnica Alvirrubra realiza estudo sobre o futebol do interior


Apesar da parada obrigatória em março devido à pandemia do COVID-19, a comissão técnica do Inter SM continua ativa e realizando estudos em cima dos números coletados ao longo das três últimas temporadas do futebol gaúcho.


Em busca de colaborar na melhora da estrutura do futebol do interior, em um movimento que começou através da página Todos Pelo Futebol Gaúcho, a comissão técnica Alvirrubra desempenhou diferentes pesquisas para caracterizar o futebol do Rio Grande do Sul. E, com isso, poder proporcionar um maior debate com o acréscimo de informações a respeito da qualidade do futebol gaúcho.


Conforme Guilherme Tocchetto, auxiliar técnico do Inter SM, a primeira etapa do estudo foi a realização de um levantamento de dados das súmulas dos jogos da Divisão de Acesso e a apresentação exclusiva da competição que o Alvirrubro fez durante as últimas três temporadas (2017, 2018 e 2019).


Já a segunda parte do estudo, teve como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desempenho do Inter SM de um jeito prático. Dessa forma, propondo uma criação de um banco de dados colaborativo entre todos os times participantes da Divisão de Acesso. Assim, os clubes têm a possibilidade de optar por decisões mais assertivas na competição.


A terceira etapa foi um comparativo entre as três divisões do Campeonato Gaúcho (Segunda Divisão, Divisão de Acesso e Gauchão), analisando indicadores de desempenho e diferenciando nas diversas fases das competições.


E, por fim, a quarta parte é a elaboração de um artigo que está sendo desenvolvido a fim de ser publicado em uma revista científica para consolidar o trabalho, esse que é pioneiro sobre realidade de campeonatos estaduais.


Confira nas imagens abaixo os resultados do estudo que tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento do movimento em prol do futebol gaúcho:





Esporte Clube Internacional

R. Ana Nery, 390 - CEP: 97020-030 - Santa Maria/RS

(55) 3026.7180 - intersmoficial@gmail.com